Campanhas

Campanhas de Utilidade Pública do Sindicon

Casos de chicungunya aceleram em MG; combate ao aedes é urgente

05/06/2017 Sindicon Campanha contra a Dengue

Explodiu o número de casos de chicungunya em Minas Gerais em 2017. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, divulgados no dia 5 de junho, mais de 16,1 mil casos foram notificados, 32 vezes mais que em todo o ano passado.

A chicungunya é uma doença cujo vírus é transmitido pelo aedes aegypti - o mesmo que transmite a dengue, a zika e a febre amarela urbana. Anualmente, os governos federal, estaduais e municipais lançam campanhas de conscientização e combate ao mosquito, mas...

Combate ao aedes aegypti deve ser prioridade

23/01/2017 Sindicon Campanha contra a Dengue

O retorno do calor e da chuva trouxe de volta um antigo inimigo da saúde dos brasileiros: o mosquito aedes aegypti. O pernilongo de corpo preto com pintas brancas é o conhecido transmissor da dengue, mas em 2017, ele pode carregar outros perigos: a zika, a chikungunya e o mais preocupante: a febre amarela.

Desde o início do ano, Minas Gerais registra surto da febre amarela n...

A chuva acabou, mas a luta contra o aedes continua

19/04/2016 Sindicon Campanha contra a Dengue

Com a chegada do outono, o período chuvoso na região Sudeste do Brasil terminou, mas o calor continua forte. Mesmo que o verão tenha acabado, o clima ainda está propício para a reprodução do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chigungnya e zika vírus. Por isso, a prevenção deve continuar, inclusive com a queda nas temperaturas a partir do início de maio.

Isso porque as larvas já depositadas dos mosquitos durante todo o verão podem hibernar durante o período mais frio e sobr...

Parceria SUS, Prefeitura de BH e Sindicon

31/03/2016 Sindicon Campanha contra a Dengue

...

Ao abrir a porta, confira se quem bate é mesmo um ACE

08/03/2016 Sindicon Campanha contra a Dengue

No dia 1º de março, três homens e uma mulher vestidos com roupas bem semelhantes ao uniforme de Agente de Controle de Endemias (ACE) da Prefeitura de Belo Horizonte, tentaram assaltar uma casa do bairro Flávio Marques Lisboa, no Barreiro. A dona da casa desconfiou do número de pessoas tentando vistoriar o imóvel no momento em que um deles anunciou o assalto. Ela gritou e dois guardas municipais que estavam nas imediações – a casa fica próxima à regional Barreiro -, conseguiram evitar o crime....

Síndrome de Guillain-Barré – a nova ameaça facilitada pelo aedes

25/02/2016 Sindicon Campanha contra a Dengue

Além da dengue, chicungunya e zika vírus, o aedes aegypti também está relacionado à síndrome de Guillain-Barré. A doença atinge o sistema neurológico e causa paralisia, iniciando pelos membros inferiores até atingir o sistema respiratório. Casos da síndrome, embora incomuns, já foram registrados no Brasil. (saiba mais sobre a doença: http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2015/07/sindrome-...

Você sabe onde o aedes aegypti pode se esconder?

25/02/2016 Sindicon Campanha contra a Dengue

Quando se fala em caça aos criadouros do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chigungnya e zika vírus, todo mundo tem a resposta certa na ponta da língua: acabar com a água parada.

Mas, onde essa água parada está? Acertou quem disse pratinhos de plantas, piscinas, calhas sujas e telhas quebradas, pneus, garrafas e caixas d’água destampadas.

Merece nota 10 quem for além e responder reservatórios de água em aparelhos de ar condicionado, climatizadores e bandejas de refri...

Às vezes, é preciso forçar a entrada nos imóveis

16/02/2016 Sindicon Campanha contra a Dengue

Em muitos condomínios, vários imóveis fechados são um verdadeiro desafio para os síndicos e agentes de saúde que estão na luta contra o aedes aegypti. Essa situação acontece frequentemente com as coberturas. O proprietário que não mora no imóvel e não o aluga acaba deixando a unidade abandonada e tornando-a ideal para a formação de criadouros do mosquito. Entre as estruturas que podem acumular água estão as piscinas, calhas, telhas quebradas, churrasqueiras, vasos de plantas e irregularidades...

Sindicon e PBH firmam parceria contra o aedes

15/02/2016 Sindicon Campanha contra a Dengue

O Sindicon e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte firmaram parceria para o combate conjunto ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O acordo foi firmado entre presidente do Sindicon, advogado especializado em direito condominial, Carlos Eduardo Alves de Queiróz, e o secretário de saúde, Fabiano Pimenta, no dia 12 de fevereiro.

Pelo acordo, a secretaria vai disponibilizar material educativo com informações sobre as três doenças, como o ...

Aedes pica de dia e à noite

11/02/2016 Sindicon Campanha contra a Dengue

Até pouco tempo atrás, pensava-se que o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, picava apenas durante o dia. Mais precisamente na parte da manhã ou no crepúsculo.

No entanto, pesquisadores do Instituto Butantan descobriram que o mosquito preto rajado de branco evoluiu e agora ataca também à noite. E ele é bem sorrateiro; não faz praticamente nenhum barulho ao voar, bem diferente do pernilongo que inferniza as nossas noites de sono.

Outra caracter...

Divulgue no seu condomínio

11/02/2016 Sindicon Campanha contra a Dengue

O Ministério da Saúde elaborou material de orientação e divulgação do zika vírus para que cada cidadão seja um multiplicador de conhecimento e atue no combate ao aedes aegypti. Clique no link abaixo, faça download e distribua entre os condôminos e funcionários. Quanto mais informações, mais fácil será combater o mosquito.

http://combateaedes.saude.gov.br/divulgue

...

Ao limpar as áreas comuns, não se esqueça da piscina

11/02/2016 Sindicon Campanha contra a Dengue

Para evitar que os condomínios tenham focos do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, síndicos, funcionários e moradores devem se unir e tomar medidas para evitar água parada. Desentupir calhas e ralos, conferir se a caixa d´agua está tampada e retirar os pratos dos vasos de plantas são alguns dos exemplos mais básicos.

Se o prédio tem piscina, é preciso redobrar a atenção. Aplicar o cloro na quantidade recomendada é o primeiro passo, mas não é suficie...

Por dentro das doenças transmitidas pelo aedes

02/02/2016 Sindicon Campanha contra a Dengue

Você conhece as doenças transmitidas pelo aedes aegypti? Os pacientes podem ou não desenvolver sintomas, mas uma coisa é certa. Elas podem trazer muito desconforto e até levar à morte. Por isso, saiba identificar os sintomas e, se estiver sentindo algo semelhante, procure o médico imediatamente.

Dengue

A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de iníci...

Sindicon entra na Guerra contra a Dengue

26/01/2016 Sindicon Campanha contra a Dengue

O Brasil registrou, em 2015, 1,6 milhão de casos de dengue. Esse foi o maior número de casos confirmados em um só ano desde 1990, segundo dados do Ministério da Saúde.

Contribuíram para o aumento expressivo nos registros o surgimento do tipo 4 do vírus e a diminuição no combate ao mosquito transmissor, o aedes aegypti.

Em ano de seca em boa parte das cidades do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, muita gente optou por estocar água em casa. O problema é que isso não foi feito cor...

O verão acabou, mas combate à dengue continua

30/03/2015 Sindicon Campanha contra a Dengue

De acordo com o Ministério da Saúde, Belo Horizonte é uma das 18 capitais brasileiras em alerta para a ocorrência de epidemia de dengue. De 2014 para cá, além da dengue, também há registros da febre chikungunya, igualmente grave.

O forte calor que vem fazendo na capital, mesmo com o fim do verão é o cenário propício para a procriação do mosquito aedes aegypt, transmissor das doenças, ainda que esteja chovendo pouco. Isso porque o mosquito pode depositar seus ovos até na água parada d...

Assessoria para síndicos de condomínios associados

Questões atinentes à administração do condomínio, departamento de pessoal, relações entre condôminos e entre o condomínio e terceiros.

Atendimento por telefone
  • (31)3281.8779
  • 11:00 às 12:00 horas
  • 16:00 às 18:00 horas

mediante prévio agendamento